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Dissertação apresentada como
requisito parcial para obtenção do grau
de Mestre em Psicologia. Programa de
Pós-Graduação em Psicologia, Curso
de Mestrado, Centro de Filosofia e
Ciências Humanas da Universidade
Federal de Santa Catarina.
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RESUMO
Essa pesquisa é fruto de minhas interrogações como
psicóloga/psicanalista responsável pelo atendimento aos educadores,
professores e técnicos, em uma Secretaria Municipal de Educação, da
região central do país, considerados inaptos para exercerem suas
funções, elevando progressivamente o índice de adoecimento e de
afastamento dos trabalhadores. Tal situação apresentava-se como
proveniente das tensões geradas na relação entre o professor e seus
alunos, especialmente as estabelecidas na sala de aula. Uma passagem
singular ocorrida durante um curso de capacitação deu materialidade ao
tema, por expressar a manifestação do inconsciente na prática
educacional. Ao aceitar o convite de uma palestrante para escrever algo
impeditivo ao seu exercício pedagógico, uma professora vai ao quadro e
escreve “alto-estima”. Esse ato falho, fio condutor das elaborações
suscitadas nessa pesquisa, trouxe à tona a interferência dos enigmas da
subjetividade na temática educativa. Servi-me dos conceitos de
transferência, do ideal de eu, da formação de sintomas e da noção de
compromisso com a dívida simbólica, conforme as formulações de
Freud e Lacan, para discutir a função do professor e a posição do
psicanalista na prática em extensão. Tomei por base os apontamentos e
registros de entrevistas realizadas com os educadores encaminhados ao
Setor Psicossocial, expressos nos pedidos de afastamento. As
solicitações ocorriam a partir das demandas de terceiros, devidas a
questões comportamentais, e com vistas às adequações (às
readaptações), sem considerar a subjetividade e o contexto em que se
originavam. Para empreender a leitura desse material, recorri a um dos
dispositivos fundamentais da investigação psicanalítica: a atenção
flutuante. Considerei como um recurso viável, para responder às
demandas de intervenção solicitadas ao Setor Psicossocial, a circulação
da palavra, uma proposição de Kupfer, para propiciar a implicação dos
envolvidos nas questões que atravessam o processo educativo, a fim de
possibilitar uma visão diferenciada acerca do adoecimento, presente na
queixa dos trabalhadores.
Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Intervenções. Autoestima.
Adoecimento.
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